top of page

CLIQUE NA IMAGEM PARA ENTRAR NO SITE 

Você sabe realmente Pregar?

 

Você sabe REALMENTE como preparar um Sermão?

 

Pregar muita gente prega, mas será que todos sabem preparar um sermão antes de pregar? Estou lendo um livro do Jilton Moraes, O clamor da Igreja, que a proposito recomendo a leitura, e fiquei surpreendido com a quantidade de queixas e reclamações que as pessoas têm dos pregadores de um modo geral.

 

Nesse livro o professor e escritor Jilton mostra o resultado de uma entrevista  que realizou no centro oeste e nordeste brasileiro. Chega a ser estarrecedor os depoimentos colhidos e relatados no decorrer de cada capitulo do livro. As reclamações mais comuns expostas no livro são exatamente sobre  a falta de preparo dos pregadores com relação ao sermão pregado. Ou seja, não estudam e não se preparam adequadamente para irem ao púlpito levar a Palavra de Deus aos ouvintes.

 

É comum ouvirmos pregadores a dizer que não precisam de estudar pois o Espirito Santo lhes dá o que falar na hora. E por causa disso há muitos ouvintes  insatisfeitos com o resultado desses pregadores que pensando ser o Espirito Santo quem esta falando, deslancham a dizer um monte de coisas sem contexto,  sem nexo,  e as vezes até mesmo sem ser bíblico e o resultado é um sermão sem pé e sem cabeça. (Falam muito e não dizem nada com nada).

 

Alguns pregadores até que tem um bom material para pregar mas falta-lhes a organização do sermão e com isso ficam como que perdidos entre um amem e outro amem  ou entre uma aleluia e uma glória a Deus, como se isso os ajudassem a manter-se numa corda bamba. Sem falar naqueles que fazem do momento da Palavra um verdadeiro Show de “revelagens” e a Palavra fica somente com a leitura de um versículo inicial para dar o pontapé inicial naquilo que acham ser revelações. Não tenho nada contra quem revela mas o que temos visto foge completamente da normalidade. Revelações tem seu lugar e hora. Na hora da palavra, devemos prezar em pregar a Palavra, é ela que  alimenta a congregação.

 

Preparar sermão, realmente admito, não é fácil.  Mas nada que com um pouco de disciplina, e dedicação não se consiga. Segundo Jilton Moraes (2012 p.23): “Precisamos ter em mente que um sermão não desce do céu pronto. Vem do alto, sim, mas não com sua forma final. A inspiração vem do Senhor. Ele nos diz o que pregar, porém o desenvolvimento da mensagem cabe a nós, pregadores.”

 

Ainda segundo o autor acima citado um sermão precisa de muito tempo de oração, meditação, estudo sério e coordenação das ideias a se comunicar e essa tarefa é puramente transpiração. Diante do que foi exposto te pergunto: E você sabe preparar um sermão? Ou você acha que o sermão é apenas inspiração e nada de transpiração. A tarefa de pregar a Palavra é uma dadiva e abençoada mas são poucos os que estão cumprindo essa tarefa e deixando ao Senhor da Pregação Feliz.  “Maldito aquele que  fizer  a obra do Senhor negligentemente” (Jr.48.10).

 

Que tal fazer um curso de Sermão? Se desejar clique aqui para mais informações. palavra Chave para esse artigo: Sermão

 

Autor: Silvano da Silva Reis.

 

Referencia bibliográfica:  Moraes, Jilton.  

 

O clamor da Igreja: Em busca de excelência no púlpito.

 

 

consepreconferências​.

bottom of page